Objectos por perder II

- Comandos (TV, CD,DVD, etc.)

Costumavam enfiar-se pelos abismos dos sofás e aí permanecer para grande arrelia dos donos.
Os últimos eram finos como uma folha de papel. Houve também a moda dos transparentes, dos miméticos e dos deformáveis.
Sobreviveram mais tempo porque, além de se fundirem entre si, começaram a incorporar funções domésticas: abrir cortinas, gelar cerveja, controlar luzes, aspirar migalhas. O recorde pertence a uma marca branca, indo-alemã, com 387 funções, entre as quais o voto electrónico, a depilação a laser e a visão nocturna.
Ainda se produzem em ateliês retro, mas apenas para fanáticos. A maior colecção encontra-se no já referido MOMA, mas há interessantes colecções de particulares.

- Músicos

Encontram-se nos centros históricos de algumas cidades Património Mundial, em zonas típicas devidamente referidas nos roteiros turísticos. Mas é preciso ser conhecedor para distinguir os genuínos dos samplados. A predominância é de músicos de percussão. Estão quase extintos os metais e restam muito poucas cordas, que são pagas a peso de ouro.
Às vezes, são contratados para animar workshops etno-age e, mais raramente, acompanham ludostars nas V-digressões.
Estão organizados numa Ordem (MEC - Músicos Especiais por Conta), mas sem grande implantação no meio, ao que parece por divisão entre uma linha negra e uma linha vermelha (esta pretende a destruição de todo o hard-soft; a primeira defende um compromisso histórico).
A MEC foi considerada recentemente como Parceiro Social.

Sem comentários: